segunda-feira, 4 de abril de 2011

História do Opala

  • O Opala foi produzido de abril de 1968 a abril de 1992, durante 24 anos e sendo produzidas exatas e precisas 1.000.000 de unidades. No dia 16 de abril de 1992, deixou a linha de montagem o Opala de número 1 milhão. Na ocasião, numa grande solenidade, despediu-se do seu público, para sempre. Foi o último exemplar produzido, representando o fim de uma Era.

  • Aperfeiçoado em regulares e frequentes intervalos de tempo, o Opala refletiu o próprio desenvolvimento da indústria automobilística no Brasil. A milionésima (e última) unidade fabricada, um Diplomata vermelho perolizado com estofamento em couro, está sendo preservado para a posteridade pela GMB, devendo compor o acervo do Museu da empresa.

  • Em 2001 foi eleito o Carro do Século do Brasil, concorrendo com os não menos nobres e dignos mavericks e dodges. Nas pistas o opala e o motor 250 são gloriosos: estiveram na stock desde o início em 79 a 99 sendo sempre a categoria mais importante do automobilismo do Brasil, a mais rápida e a de maior público. O opala ganhou notoriedade internacional quando em 1982 foi convidada a participar de uma corrida em Estoril (Portugal) e não é necessário dizer que os tempos do lendário e glorioso opalão foram melhores que os europeus.


Postado por: Felipe De Paula/ @llipe11